segunda-feira, 27 de julho de 2015

Velocidade da Internet VS Consumo de Eletricidade

Foto: Site Polemica Paraiba

Bem, não sei se você observou, mas ultimamente nós estamos precisando cada vez mais de velocidade na internet e as operadoras de telefonia móvel estão cada vez mais encarecendo as franquias e diminuído os limites. De que adianta ter 4G/LTE se após o término da franquia a velocidade fica impraticável? 

Pensando nessa velocidade tão limitada, eu fiquei pensando no que o governo pede para que façamos: "Economizem energia...", e depois: "Teremos que aumentar as tarifas de energia, pois vocês não economizaram...". Bandeira vermelha nos brasileiros.

Vamos arrazoar mais um pouco: Eu preciso fazer um download de 100 MB e minha internet esta com uma velocidade média de 6 Mbps, ora, este download será feito em aproximadamente 3 minutos. Hmm! Que beleza! Muito rápido!

Mas vamos lá... Chegou aquela mensagem de texto: " Você usou toda sua franquia, você continua navegando, mas com velocidade reduzida...”. Se liga só, você estava navegando à 6 Mbps, são 6000 Kbps e agora a sua velocidade máxima será de 64 Kbps. Pow, isso é brincadeira não é? Essa velocidade era praticada no ano de "1900 e lá vai porrada" com a internet discada. Nessa época as páginas não tinham animações, nem tantas cores, nem flash e nem anúncios demais, eram quase monocromáticas e leves.

Agora façamos o mesmo download de 100 MB à velocidade "gritante" de 64 kbps: isso dará umas 6 a 7 horas em média, isso se não der erro, pois a velocidade é tão baixa que costuma dar erros e todo o seu tempo será perdido e desperdiçado.

Aí entra o seguinte: a eletricidade que o governo quer que se economize está indo pelo ralo no momento em que a internet está muito lenta, em 3 minutos eu já poderia ter feito este download e já poderia desligar o PC para economizar energia, mas como a velocidade está reduzida eu terei que esperar e ter mais paciência se der algum erro!

E o órgão regulador, Anatel, por que não vem nos socorrer? Aqui vai um versinho para você Anatel: 

"Dos filhos deste solo és mãe "gentil", pátria amada, Brasil"... Qual é e onde está a gentileza cogitada no nosso lindo hino nacional? Nossa pátria está indo à decadência por causa de órgãos públicos como você que deixa essas operadoras mercenárias nos tarifarem como bem entendem e te trata como marionete. O teu trabalho não é proteger o cidadão de se sentir lesado? O fato é que estamos nos sentindo lesados e você se torna coautora a partir do momento em que você retira a lei que não permitiria essa redução tão drástica e insalubre aos olhos e bolsos de todos os brasileiros que não tem outra opção, a não ser pagar por isso e aguentar os abusos e falta de respeito para com o cliente.

Não é só eu, são todos os cidadãos brasileiros que já não aguentam mais ver você fazer vistas grossas aos interesses públicos e nos deixar à mercê de um sistema arbitrário que não promove nada de bom para seus usuários. Queremos que o Marco da Internet no Brasil seja feito em favor dos brasileiros e não das empresas/operadoras.

Será que a crise chegou à essas empresas tal como chegou à nós? Essas empresas apenas deixaram de acumular alguns milhões, elas não estão perdendo dinheiro, estão deixando de ganhar. Nos sobrevivemos com salários abaixo do que é necessário para suprir necessidades básicas, tais como a necessidade de se alimentar, e essas empresas não podem deixar de ganhar alguns milhões. Ah! Nos poupe a demagogia.

A Vivo/Telefônica compra a GVT e com isso pode ser diminuído o portfólio da concorrência que faz os preços diminuírem... Anatel, isso parece cartel, não?

Em resumo: energia cara + Internet cara com velocidades impraticáveis = maior custo de produção...

Lamentavelmente, a Anatel é a última entidade que podemos contar para o interesse da maioria dos brasileiros, uma minoria privilégiada obtém mais respeito da Anatel do que nos que sustentamos esse órgão que não serve para nos consumidor final.

Tem tanta coisa que pode ser falada, mas se eu falar tudo não sobrará nada para os comentários.

Comentem e compartilhem, a sua participação é o combustível do blogueiro...

PS: desculpem a falta de ilustrações para ficar mais divertida a leitura, fiz pelo celular e não dar pra fazer upload de imagens pelo mesmo...