sábado, 9 de julho de 2016

Dinheiro físico pode estar com seus dias contados







Estava assistindo a um programa policial e vi muitos roubos a carros forte, explosões de caixas em bancos e saidinhas bancárias, dentre outros crimes que são feitos por interesse no capital físico. Esses tipos de crimes estão cada vez mais populares no meio dos brasileiros devido a facilidade de fazer o dinheiro vivo circular. 

Em um pensamento breve e não sendo o primeiro a pensar nisso, pesquisei "quando vai acabar o dinheiro físico". Foi então que encontrei nessa pesquisa a PL-48/2015, proposta de lei de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentada em fevereiro de 2015 e que tramita até hoje na Câmara dos Deputados. O objetivo é extinguir a produção, validade e circulação do dinheiro físico, fazendo assim com que as pessoas usem o dinheiro digital para suas transações de todos os tipos.

 

Com uma norma dessas em pleno funcionamento estaríamos mais seguros e o governo conseguiria acabar de uma vez por todas com as sonegações de impostos, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubos por parte dos governantes e entre outras coisas, pois tudo teria registro na conta das pessoas. O governo poderia planejar os gastos de maneira mais racional e eficiente, pois toda tributação seria certa e absoluta.

Levando em consideração que o nosso país tem dimensões continentais e que pelo menos 51% dos brasileiros já possuem conta em banco, conta no PagSeguro, Mercado Pago e outros meios de transferência monetária digital, será que seria difícil a implementação? 
A Noruega quer ser o primeiro país a extinguir de uma vez por todas a moeda física que está sendo usada em apenas 4% das transações do país. Se o nosso país aderir a essa mesma condição de forma séria, o nosso país seria melhor visto mundo à fora como já foi tempos atrás por ser o primeiro país a ter eleições diretas por meio eletrônico.

Será que teremos que temer os Crackers? CtOS!


Você pode ver a notícia que eu li CLICANDO AQUI e ter mais noção do ponto de vista do deputado.


E você, o que acha dessa ideia e como isso poderia melhorar na sua vida?! deixe sua opinião logo ai abaixo no Disqus, uma forma dinâmica de postar seus comentários. Não se esqueça de votar logo na enquete do lado direito do blog. Até breve!